As vilas do Norte de Portugal são, sem dúvida, das mais genuínas do país. Afinal de contas, foi aqui que Portugal nasceu e é nestas vilas onde ainda vive a alma das gentes que tanto lutaram pelo nosso povo. Nestas vilas estão ainda vivas muitas tradições que foram sendo passadas de geração em geração e que fazem parte da cultura deste povo.
Algumas das vilas do Norte de Portugal desenvolveram-se ao longo da costa e possuem fortes tradições piscatórias, repletas de histórias ligadas à vida no mar. Aqui, o peixe é o rei da gastronomia. No Alto Minho, são várias as vilas localizadas ao longo do vale do rio, algumas delas ligadas à produção do famoso Alvarinho.
Já no interior, em Trás-os-Montes, abundam as pequenas vilas cuja economia e cultura está fortemente ligada à agricultura e à pecuária. O comum entre todas elas é a hospitalidade dos seus habitantes. Descubra algumas das vilas mais bonitas do Norte de Portugal.
1. Ponte de Lima
Não faltam coisas para visitar em Ponte de Lima, começando pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico, e pela Ponte Medieval. A zona histórica, com vista para o rio, é também o local onde se encontra a Torre da Cadeia.
Não deixe de visitar igualmente o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros, e as Lagoas de Bertiandos, se estiver com tempo. E para reconfortar o estômago, escolha um dos restaurantes com vista para a zona ribeirinha, e aprecie o seu almoço e a paisagem envolvente.
2. Vidago
Localizada no concelho de Chaves, em Trás-os-Montes, a belíssima vila de Vidago é conhecida sobretudo pelo seu palácio e pelas suas termas. Era apenas uma pequena aldeia quando as suas águas termais foram descobertas. A partir daí, começou a captar as atenções do país e as visitas da realeza.
Um passeio por Vidago repleta uma vila que é uma espécie de mistura entre Trás-os-Montes e Sintra. Trata-se de uma típica vila transmontana mas repleta de velhos edifícios construídos nos tempos áureos da exploração da água e das visitas da nobreza. Muitos eram hotéis ou balneários mas grande parte deles está hoje ao abandono.
3. Arcos de Valdevez
É parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e um dos maiores concelhos de Portugal. Explore os principais pontos de interesse da vila de Arcos de Valdevez, como a Ponte da Vila, e depois siga caminho para locais como o Conjunto de Espigueiros do Soajo e os socalcos de Sistelo.
Procure também conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o seu longo escadório. Em cada uma destas paragens, tire o seu tempo para apreciar a paisagem e a arquitetura.
4. Vila Nova de Cerveira
A sua zona histórica densa e bem planeada, que se estende à volta do castelo de planta oval, convida a um passeio demorado. Depois de contornar o castelo, não deixe de visitar o parque de lazer do Castelinho, que se situa na margem do Rio Minho.
Termine o passeio no Miradouro do Cervo, que se situa no Alto do Crasto. Aqui encontra a escultura metálica do Cervo, símbolo do concelho, que foi eternizada nesta obra do escultor José Rodrigues.
5. Monção
Aqui pode visitar o Palácio da Brejoeira, um dos palácios mais bonitos de Portugal, com estilo neoclássico, planta em formato de L, e um lindo jardim na entrada, que preserva todo o seu encanto. Existem também 18 hectares de vinha, onde se produz o famoso vinho Alvarinho.
A 10 minutos do centro de Monção, pode-se visitar a Torre da Lapela, em estilo gótico, com vista para o Rio Minho. Por último, sugerimos uma visita às termas de Monção, onde pode fazer tratamentos e usufruir das águas medicinais.
6. Melgaço
O centro histórico de Monção convida a uma visita a pé, durante a qual pode visitar os vestígios do antigo Castelo de Melgaço, mais precisamente a Torre de Menagem, onde hoje se encontra o Núcleo Museológico.
Numa das ruas adjacentes à entrada do castelo, pode visitar o Museu do Cinema, onde encontra o espólio do francês Jean Loup Passek. Não deixe de visitar também o Solar do Alvarinho, que é a casa-mãe da rota do vinho Alvarinho, onde pode provar este famoso vinho e outros produtos da região.
7. Montalegre
A vila de Montalegre encontra-se em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, num local de grande beleza natural. Montalegre é dominada pelo seu castelo, construído no séc. XIII sobre os restos de uma fortificação mais antiga, o que mostra a importância estratégica do território.
Montalegre é também famosa pela sua gastronomia, especialmente pelos seus enchidos e presunto, sendo a Feira do Fumeiro, realizada todos os janeiros, uma ótima altura para adquirir estes produtos.
8. Ponte da Barca
Visite com tempo a vila de Ponte da Barca, e atravesse a Ponte Medieval para se passear também nas margens do Rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e o caminho o leva através de paisagens incríveis. Quase a chegar a Lindoso, perto do lugar de Parada, faça uma paragem e faça o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola.
Depois, já em Lindoso, visite o Castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra. Se é um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.
9. Caminha
Está limitada a norte pelo Rio Minho, e encontra-se entre a Serra d’Arga e o mar. Por isso, não é de espantar que Caminha tenha paisagens lindíssimas e passeios para todos os gostos. Pode começar pela zona histórica, onde vai encontrar a Torre do Relógio, um monumento que está inserido na Fortaleza de Caminha.
Junto à praia da Foz do Minho, pode percorrer os caminhos da Mata Nacional do Camarido em direção à praia, e avistar o Forte da Ínsua. Se rumar depois em direção à Serra d’Arga, irá ter ao Mosteiro de São João D’Arga, podendo pelo caminho conhecer as bucólicas aldeias de Arga.
10. Apúlia
Apesar de já não estarem em funcionamento, os moinhos de vento, circulares e em formato de cone, são ainda a grande atração desta vila, apesar da nortada. Não deixe de percorrer os quase sete quilómetros de passadiços, que passam junto dos moinhos, e de apreciar os rituais da pesca e da apanha do sargaço, trabalho que se repete diariamente.
11. Vila Praia de Âncora
O extenso areal entre os Fortes da Lagarteira e do Cão é muito procurado durante o verão e faz a delícia de visitantes, mas há muito para descobrir nesta pequena vila piscatória do Alto Minho, situada entre Viana do Castelo e Caminha. Assim, passeie pela marginal, atravesse a ponte sobre a foz do Âncora, e visite o Bairro dos Pescadores.
12. Pinhão
Esta vila da margem direita do Rio Douro é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e um local onde estão localizadas várias quintas produtoras de vinho. A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. A estação de caminhos de ferro é conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam as paisagens do Douro e aspetos das vindimas.
Estes azulejos em tons de azul são da autoria de J. Oliveira e foram encomendados em 1937 à fábrica Aleluia, situada em Aveiro. Procure visitar também as diferentes quintas de Vinho do Porto, para aprender mais sobre o processo de criação deste produto único, aproveitando para fazer uma degustação do vinho e gastronomia da região.