O Alto Minho é um local perfeito para se passarem umas belas férias, já que alia um património histórico muito bem preservado a uma natureza exuberante, não esquecendo as tradições e a gastronomia únicas desta região que encantam quem por cá passa. Pode visitar zonas históricas preservadas, igrejas e santuários, castelos, conjuntos de espigueiros, florestas, e até o mar.
Na fronteira com Espanha, a principal atração são as vilas medievais com muralhas e castelos que tinham como função defender o território nacional. Perto do mar, é Viana do Castelo e Caminha que deslumbram, tanto pelo seu património como pelas suas praias. E no interior, as aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês são autênticos tesouros por descobrir. É a alma do Minho em todo o seu esplendor…
E claro… se visita o Alto Minho, não pode deixar de provar a famosa lampreia, tão típica nesta região e o inevitável vinho verde, seja ele de Monção ou de Melgaço. Descubra os melhores locais para visitar no Alto Minho.
1. Arcos de Valdevez
É parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e um dos maiores concelhos de Portugal. Explore os principais pontos de interesse da vila de Arcos de Valdevez, como a Ponte da Vila, e depois siga caminho para locais como o Conjunto de Espigueiros do Soajo e os socalcos de Sistelo.
Procure também conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o seu longo escadório. Em cada uma destas paragens, tire o seu tempo para apreciar a paisagem e a arquitetura.
2. Caminha
Está limitada a norte pelo Rio Minho, e encontra-se entre a Serra d’Arga e o mar. Por isso, não é de espantar que Caminha tenha paisagens lindíssimas e passeios para todos os gostos. Pode começar pela zona histórica, onde vai encontrar a Torre do Relógio, um monumento que está inserido na Fortaleza de Caminha.
Junto à praia da Foz do Minho, pode percorrer os caminhos da Mata Nacional do Camarido em direção à praia, e avistar o Forte da Ínsua. Se rumar depois em direção à Serra d’Arga, irá ter ao Mosteiro de São João D’Arga, podendo pelo caminho conhecer as bucólicas aldeias de Arga.
3. Valença
A principal atração de Valença é, sem dúvida, a sua Fortaleza, que é uma das mais destacadas fortificações militares da Europa. Mas ao contrário de muitas outras, o seu interior enche-se de vida e é muito procurado pelo comércio tradicional ao ar livre.
Se procura um excelente miradouro para apreciar a paisagem envolvente, com vista para a Ponte Internacional sobre o Rio Minho, recomendamos o Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza de Valença.
4. Vila Nova de Cerveira
A sua zona histórica densa e bem planeada, que se estende à volta do castelo de planta oval, convida a um passeio demorado. Depois de contornar o castelo, não deixe de visitar o parque de lazer do Castelinho, que se situa na margem do Rio Minho.
Termine o passeio no Miradouro do Cervo, que se situa no Alto do Crasto. Aqui encontra a escultura metálica do Cervo, símbolo do concelho, que foi eternizada nesta obra do escultor José Rodrigues.
5. Monção
Aqui pode visitar o Palácio da Brejoeira, um dos palácios mais bonitos de Portugal, com estilo neoclássico, planta em formato de L, e um lindo jardim na entrada, que preserva todo o seu encanto. Existem também 18 hectares de vinha, onde se produz o famoso vinho Alvarinho.
A 10 minutos do centro de Monção, pode-se visitar a Torre da Lapela, em estilo gótico, com vista para o Rio Minho. Por último, sugerimos uma visita às termas de Monção, onde pode fazer tratamentos e usufruir das águas medicinais.
6. Melgaço
O centro histórico de Monção convida a uma visita a pé, durante a qual pode visitar os vestígios do antigo Castelo de Melgaço, mais precisamente a Torre de Menagem, onde hoje se encontra o Núcleo Museológico.
Numa das ruas adjacentes à entrada do castelo, pode visitar o Museu do Cinema, onde encontra o espólio do francês Jean Loup Passek. Não deixe de visitar também o Solar do Alvarinho, que é a casa-mãe da rota do vinho Alvarinho, onde pode provar este famoso vinho e outros produtos da região.
7. Paredes de Coura
Todos os anos, em agosto, Paredes de Coura é palco de um dos melhores festivais de música da Europa, que é venerado pelos amantes da natureza. O palco do festival é a Praia Fluvial do Taboão, que é igualmente um dos sítios mais agradáveis de Paredes de Coura.
Mas não deixe de visitar também os espigueiros da aldeia de Porreiras, e o ponto mais alto de Paredes de Coura, que se situa no miradouro do Corno do Bico, considerado paisagem protegida.
8. Ponte da Barca
Visite com tempo a vila de Ponte da Barca, e atravesse a Ponte Medieval para se passear também nas margens do Rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e o caminho o leva através de paisagens incríveis. Quase a chegar a Lindoso, perto do lugar de Parada, faça uma paragem e faça o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola.
Depois, já em Lindoso, visite o Castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra. Se é um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.
9. Ponte de Lima
Não faltam coisas para visitar em Ponte de Lima, começando pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico, e pela Ponte Medieval. A zona histórica, com vista para o rio, é também o local onde se encontra a Torre da Cadeia.
Não deixe de visitar igualmente o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros, e as Lagoas de Bertiandos, se estiver com tempo. E para reconfortar o estômago, escolha um dos restaurantes com vista para a zona ribeirinha, e aprecie o seu almoço e a paisagem envolvente.
10. Viana do Castelo
É conhecida como “Princesa do Minho”, e foi eternizada por Amália Rodrigues no fado “Havemos de ir a Viana”, com autoria de Pedro Homem de Mello. Falar de Viana do Castelo é falar de rio, de mar e de montanha, tudo numa só cidade, com esse cenário a conjugar-se na perfeição no cimo do Monte de Santa Luzia, em frente à Basílica.
No centro histórico, encontra também diversos pontos de interesse, e, por isso, sugerimos que comece o percurso nos Paços Municipais e termine na zona ribeirinha, na Marina.