Apesar de poder parecer ser um dilema para as famílias de Lisboa saber onde levar os miúdos aos fins de semana ou nas férias, a verdade é que não faltam locais para visitar com crianças bem perto da capital, e que agradam aos pequenos e aos adultos.
As opções passam por parques com árvores centenárias, aldeias saloias recuperadas, museus e áreas protegidas onde se pode conviver de perto com a natureza, tudo a uma curta distância de Lisboa.
Deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Basta escolher aquele que mais se adapta à sua família e partir à descoberta de alguns dos melhores locais para passear com crianças perto de Lisboa.
1. Aldeia da Mata Pequena
Esta pequena aldeia do concelho de Mafra tem apenas 10 casas caiadas e ruas calcetadas, com um encanto difícil de encontrar noutros locais. É possível passar uns dias na Mata Pequena, regressando ao passado e conhecendo tradições de outrora.
O local é também perfeito como um centro para explorar as redondezas, nas quais se incluem Mafra e a Ericeira. Está inserida na região saloia, uma das mais pitorescas do país.
2. Aldeia Típica José Franco
Nesta aldeia típica, pode descobrir como era o quotidiano das aldeias da região saloia em tempos antigos, tudo graças ao empenho do oleiro José Franco, que dedicou toda a sua vida a esta obra.
Esta pequena aldeia museu encontra-se em Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra, e vai deixar miúdos e graúdos maravilhados com as pequenas figuras de barro, que compõem o local e lhe dão vida.
3. Tapada de Mafra
Foi mandada construir por D. João V e foi sempre um dos locais prediletos da realeza para realizar caçadas e outros eventos lúdicos. Fornecia também diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra.
Atualmente a Tapada está aberta ao público e tem diversas atividades, como corrida, BTT e passeios de charrete. Com sorte, poderá cruzar-se com uma das várias espécies de animais que aqui vivem.
4. Convento dos Capuchos
O local destaca-se da riquíssima e apalaçada Sintra pela sua extrema modéstia e simplicidade, não apresentando vestígios de luxo e conforto. Trata-se de um pequeno recanto ideal para passear com os mais pequenos que vão adorar aventurar-se pelos seus recantos.
O convento encontra-se em plena Serra de Sintra, em perfeita harmonia com a paisagem envolvente, e conta com um magnífico bosque a rodeá-lo, que é hoje um dos mais notáveis da zona de Sintra.
5. Parque da Pena
Este parque, que rodeia o emblemático Palácio da Pena, foi mandado construir e idealizado pelo rei D. Fernando II. Hoje, é um dos grandes símbolos de Portugal e aparece frequentemente nos postais ilustrados do país.
O Parque da Pena foi idealizado de modo a que os visitantes pudessem aceder a diversos locais, como a Cruz Alta, a Gruta do Monge e o Vale dos Lagos. O conjunto de árvores que constitui este parque é um dos mais bem preservados do nosso país.
6. Quinta Real de Caxias
Foi construída no século XVIII e é uma das maiores atrações de Oeiras. Os seus jardins, desenhados ao estilo francês, convidam a um passeio por entre os vários caminhos, onde pode encontrar estátuas e pequenos lagos.
Mas o grande destaque vai para a cascata que, quando ativa, verte as suas águas sobre o lago, onde se destacam estátuas da autoria de Machado de Castro.
7. Pia do Urso
É no concelho da Batalha que se encontra este ecoparque sensorial, destinado a invisuais. Localiza-se bem perto de Lisboa e constitui um local perfeito para passear com crianças.
A visita, no entanto, não se justifica apenas por causa do ecoparque, até porque toda a aldeia foi recuperada e convida a ser descoberta, com a paisagem atrativa e a calma envolvente a proporcionarem o resto do encanto que aqui se sente.
8. Salinas da Fonte da Bica
Estas são as maiores salinas de interior da Península Ibérica, com a sua exploração a ter-se iniciado há centenas de anos. Em redor, nasceu uma povoação, que abrigava os trabalhadores e as suas famílias e onde se armazenava o sal.
Por esta pequena aldeia passaram romanos, árabes e templários. As suas casas, construídas em madeira, são as melhores conservadas em Portugal.