Pela a sua localização junto ao mar, a cidade de Setúbal esteve sempre ligada a atividades marítimas, por isso, pode-se dizer que esta trata-se de um paraíso à beira mar. Porém, não é apenas junto às águas que se pode conhecer o melhor da cidade. Na cidade e nas suas redondezas existem inúmeros locais para visitar e descobrir. Por isso mesmo, recomendamos que utilize o seu próprio transporte para se poder deslocar melhor. Visitar Setúbal é uma experiência única!
Devido a toda a natureza envolvente, a região setubalense oferece condições excecionais e locais incríveis para conhecer e explorar. As praias paradisíacas, a Serra da Arrábida e a Península de Tróia são apenas alguns de pontos com visita obrigatória em Setúbal. E não se esqueça da sua fabulosa gastronomia! O peixe merece destaque mas a estrela é mesmo o choco frito de Setúbal. E claro… no final da refeição, aproveite para desfrutar de um moscatel.
Por ser relativamente perto de Lisboa, pode visitar a cidade de Setúbal com muita facilidade, caso seja natural da capital. No entanto, para descobrir em pleno todos os segredos desta região, recomendamos uma estadia de pelo menos 2 dias. Descubra os melhores locais para visitar em Setúbal.
1. Quando visitar Setúbal?
Em Setúbal, o verão é característico pelo seu clima seco e quente e o inverno pelo seu clima fresco e chuvoso com ventos muito fortes. Para aproveitar as belas praias, o ideal é ir na altura do verão, porém os meses de março, abril e maio também são agradáveis.
2. O que ver e visitar em Setúbal?
Entre o fascinante centro histórico, a simpática avenida e todas as belas praias, a cidade de Setúbal usufrui de uma excelente localização com imensos paraísos naturais. Deslumbre-se com estes mesmos.
2.1. Praça do Bocage
Localizada no centro de Setúbal, a Praça do Bocage é o ponto de encontro de gente setubalense. Sempre muito movimentada e com um ambiente agradável para conviver à sombra das árvores, nos bancos de jardim. É aqui que se sente o pulsar do centro histórico, devido a todos os edifícios em volta e no centro, uma grande estátua de Bocage – o poeta mais conhecido da cidade.
2.2. Avenida Luísa Todi
Perto do centro histórico de Setúbal, encontra-se uma das mais importantes avenidas da cidade: Avenida Luísa Todi, cujo nome homenageia a artista cantora de ópera destacada no século XVIII. É aqui onde está localizado a maior parte do comércio e da restauração, incluindo um bonito e cuidado jardim com esculturas.
2.3. Mercado do Livramento
Encontra-se em funcionamento desde 1930 e trata-se do mercado mais conhecido da região. Tem como nome, Mercado do Livramento em Setúbal e dispõe de vários postos de comida, verduras, frutas, grãos, entre outros. É revestido a azulejos e isso proporciona um diferente charme a este estabelecimento que se localiza no centro histórico da cidade.
2.4. Parque Natural da Arrábida
Com uma área de, aproximadamente, 10.800 hectares, o Parque Natural da Arrábida localiza-se junto ao mar, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra. Este parque destaca-se pela sua beleza incomparável que dispõe de uma enorme riqueza vegetal, sendo assim uma das suas maiores atrações. A necessidade da conservação deste Parque deve-se aos seus bens naturais e históricos, que fazem com que a Arrábida seja considerada uma relíquia portuguesa.
2.5. Portinho da Arrábida
Considerada uma das praias mais paradisíacas da região, o Portinho da Arrábida possui águas cristalinas e translúcidas, onde é possível observar o fundo. Para além desta, outras praias que se destacam também pela sua qualidade, na Serra da Arrábida, são a dos Galapinhos e a Ribeirinha. Algo em comum entre estas três praias é a sua paisagem deslumbrante encostada à serra e à vegetação.
2.6. Estuário do Sado
É um pouco mais distante da cidade setubalense, mas vale realmente a pena visitar. O Estuário do Sado é uma reserva que rodeia o Rio Sado, que é rica em fauna e flora e serve de habitat a algumas espécies, como é o caso dos golfinhos, dos flamingos e das cegonhas. Para além da natureza que aqui pode ser contemplada, a canoagem e os passeios de barco e a cavalo também são atividades possíveis.
2.7. Moinho de Maré da Mourisca
O Moinho de Maré da Mourisca situa-se inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado, na Herdade Mourisca, numa zona de sapal e salinas que, antigamente, era usada para o cultivo do arroz. Além de ser, depois da sua reconstrução, um ecomuseu, é possível utilizar o moinho como ponto para a observação de aves limícolas, principalmente com telescópio, e plantas de sapal.
2.8. Jardim do Bonfim
Localiza-se no centro da cidade e é considerado o espaço verde mais antigo da cidade, com inspirações no século XVI. O Jardim do Bonfim dispõe de uma área superior a 42 mil metros quadrados de natureza, onde é possível observar aves aquáticas e mais de quarenta espécies de arbóreas diferentes.
2.9. Península de Tróia
Através de uma viagem de ferry pelo estuário do Sado com saída da cidade de Setúbal, chega-se até à paradisíaca Península de Tróia. Durante este trajeto é possível ver aos pequenos mergulhos de golfinhos e sentir a brisa saudável vinda do mar. Protegidas pelas montanhas, nesta península encontram-se algumas das melhores praias com areia branca da região, assim como os divertidos pontos de lazer como o golfe.
3. O que fazer em Setúbal?
A cidade de Setúbal possui vários monumentos e pontos de interesse para visitar. Mas uma visita a esta linda cidade é ainda mais completa se incluir no seu roteiro um conjunto de atividades que enriquecem a sua experiência e o ajudam a conhecer melhor a região.
3.1. Trilhos pedestres
Os percursos pedestres que dão a conhecer a região de Setúbal são algo que deve ser incluindo nos planos daqueles que a visitam. O Parque Natural da Arrábida é um dos santuários naturais mais bonitos do país que deve ser explorado através dos seus trilhos entre os tons azuis das águas e os verdes da vegetação. Eis algumas sugestões de trilhos:
Sendo considerado um dos trilhos mais completos da Arrábida, o Trilho das Serras e Moinhos combina os encantos da natureza com os encantos históricos. Trata-se de um trilho circular tendo Palmela como ponto de partida e de chegada. A sua dificuldade é moderada, mas pode-se contar com várias paisagens de cortar a respiração, ao longo de 22 km que atravessam a Serra do Louro, o Vale dos Barris e a Serra de S. Luís.
Durante os 11 km feitos na Serra do Risco, pode-se contar com uma certa exigência devido às caraterísticas dos terrenos que são muito pedregosos, desnivelados e escorregadios. Contudo, apesar da dificuldade, vale realmente a pena uma vez que se atravessa as chamadas “Marmitas do Gigante” que é considerado um dos locais mais extraordinários do Parque Natural da Arrábida. Para partir à aventura, este percurso inicia e termina na N379-1 entre o Portinho da Arrábida e Casais da Serra.
Se há algo pela qual a região da Arrábida é conhecida, é pelas suas praias paradisíacas. O Trilho das Praias da Arrábida explora estes mesmos encantos, ao longo de sete km que iniciam no Portinho da Arrábida e prolongam-se pelo areal e pela mata, passando assim por várias praias incluindo uma que é considerada das mais bonitas da Europa. Este trilho, uma vez que é circular, finaliza assim, no mesmo ponto de partida.
3.2. Atividades em Setúbal
A observação de golfinhos pode ser uma experiência encantadora e esta pode ser vivada em Setúbal, mais precisamente no Sado. A viagem tem a duração de três horas e é acompanhada por experientes biólogos marinhos que irão ajudar na identificação das espécies. Esta experiência com a Dolphin Bay possibilita também a paragem para banhos, onde será disponibilizado material para desenvolver a atividade de snorkeling.
Desta vez, para os mais aventureiros e todos aqueles que gostam de sentir a adrenalina à flor da pele o coasteering é a atividade ideal para desenvolver nesta região, mais precisamente no Parque Natural da Arrábida. O objetivo é percorrer a linha da costa recorrendo a várias atividades como a natação, o rappel, a escalada, o slide, as caminhadas e até mesmo os saltos para a água. Isto permite-lhe descobrir novos encantos que, de outra forma, são impossíveis de deslumbrar.
4. Onde comer e dormir em Setúbal?
Para uma experiência diferente, pode escolher dormir num dos belos moinhos da Quinta dos Moinhos de S. Filipe que se encontra a menos de três quilómetros do centro de Setúbal e a menos de dez minutos da praia.
Pode usufruir de piscina e dependendo o moinho, pode usufruir também de sala e kitchenette. Esta quinta encontra-se situada na Serra da Arrábida com vistas deslumbrantes, quer para o Atlântico como para o Sado, envolvida num ambiente com uma beleza natural única.
Na Avenida Luísa Todi, encontra-se “O Tavira” com o choco frito, as cataplanas, a massa de peixe e a caldeirada à setubalense como principais especialidades. Para quem foge ao peixe, existem diversas opções de carnes, entre os diferentes pratos típicos de Setúbal, que compõe a carta. É um novo espaço na cidade que é muito caraterizado pelo tema do mar com um toque moderno e acolhedor.
Entre as variadas opções de alojamento na península de Tróia, o Sublime Comporta é uma das que se destaca pelo seu ambiente muito bom e sustentável. Tal como refere o próprio site, encontra-se “refugiado numa propriedade de 17 hectares, […]” entre a natureza, onde se respira serenidade e sente-se a paz e o conforto, numa combinação de qualidade e tranquilidade.
Numa cidade entre as águas do Atlântico e do Sado e as vegetações da Arrábida, Setúbal tem muito para oferecer, desde as experiências e atividades de lazer até à gastronomia local. Este é um dos lugares onde pode respirar ar puro, contemplando tudo o que a mãe natureza proporcionou de bom.